Museus

  • Publicado em: 20/05/2021 às 00:00   |   Imprimir

O Museu das Missões

OBS: DESDE A PANDEMIA O MUSEU ESTÁ FECHADO

O Museu das Missões abriga a maior coleção de arte sacra missioneira. Criado em 1940 por ordem do Presidente Getúlio Vargas (Decreto-lei nº 2077, de 08.03.1940) o Museu das Missões/IBRAM foi concebido numa perspectiva integradora de toda a região missioneira, tendo como sede o Pavilhão projetado por Lucio Costa, localizado num dos extremos da praça da Redução Jesuítica dos Guarani. Esse Pavilhão, elemento-chave na concepção do Museu, é um canal de poética da transparência; ele demarca o território, favorece a percepção das escalas espaciais e integra o de dentro e o de fora, a natureza e a cultura, as ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, os fragmentos arquitetônicos e as esculturas.

No Museu das Missões/IBRAM encontra-se a maior coleção pública de esculturas missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII, além de fragmentos arquitetônicos, sinos das antigas Reduções e outros objetos de valor histórico. Nem todos os objetos expostos no

museu são provenientes da igreja de São Miguel Arcanjo, a maioria deles foi coletada na região por João Hugo Machado, primeiro zelador do Museu. Em sua concepção atual o Museu das Missões ultrapassa os limites do sítio histórico tombado e integra-se à região dos Sete Povos das Missões, afirmando-se como um museu processo, como um museu de território, composto de múltiplos “núcleos”.

O acervo do Museu das Missões é composto por um total de 92 objetos, abrigando uma das mais importantes coleções públicas de esculturas sacras missioneiras em madeira policromada da América do Sul e uma das coleções mais importantes nesse gênero.

Desde 1938, João Hugo retirava da guarda de comunidades e famílias da região peças que tinham relação com a história de ocupação missional, amparado no Decreto-Lei nº 2.077, de 1940, que criava o Museu das Missões, tendo como uma das finalidades:

“(…) reunir e conservar as obras de arte de valor histórico relacionados com os Sete Povos das Missões Orientais, fundada pela Companhia de Jesus naquela região do País”.

São oitenta e cinco esculturas sacras de tamanhos que variam entre dezessete centímetros e dois metros de altura.

A imaginária que integra o acervo foi recolhida na região, em sua maioria, por João Hugo Machado, primeiro zelador do museu, retiradas das antigas reduções pela população local. Encontravam-se em locais de culto doméstico ou em pequenas capelas comunitárias.

 

Rua: São Luiz 1245 | Visitação:

Segundas das 14hs às 18hs

Terça a Domingos das 09hs às 12hs / 13h30min ás 18hs.

Contatos 55 3381 2443

 

Manancial Missioneiro

Um museu que reúne inúmeros objetos que fazem referência à história da região missioneira como um todo, um espaço de memória de remanescentes da chamada Redução Jesuítica dos Guaranis no Ponto de Memória Missioneira.

Com peças confeccionadas pela população local, o acervo doado à instituição dispõe de mais de 500 peças, que inclui elementos arquitetônicos, que remontam ao período dos chamados Sete Povos das Missões, além de artefatos e instrumentos de grupos de imigrantes que ocupam o atual território de São Miguel das Missões (séculos XIX e XX). Além de objetos referentes ao período pós-jesuítico, o acervo também guarda bens representativos da

cultura material indígena, particularmente da comunidade Mbyá-Guarani.

Os visitantes do museu também podem participar do Ritual da Erva Mate.

Endereço: Rua Arnaldo Dhaer Boays, 514

Diariamente das 8h às 18h

Contribuição espontânea