Sítio Histórico São Miguel Arcanjo
Sítio Histórico São Miguel Arcanjo
- Publicado em: 18/05/2021 | Imprimir
SITIO HISTÓRICO SÃO MIGUEL ARCANJO
O Sitio Histórico São Miguel Arcanjo, declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 pelo IPHAN e em 1983 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este local abriga parte dos remanescentes da antiga Redução Jesuítica dos Guarani, edificado em terras indígenas conquistadas pela Coroa Espanhola. Fundada em 1632 pelos padres Jesuítas Pablo Benevidez e Cristóbal de Mendonza na região central do atual Rio Grande do Sul, foi abandonada, poucos anos depois, devido aos ataques de bandeirantes. Sua população transferiu-se, então, para a outra margem do Rio Uruguai, na atual Argentina. Em 1687, indígenas e jesuítas retornaram, formando um povoado em sua localização atual. A Igreja de São Miguel Arcanjo, de inspiração barroca, foi projetada, entre outros arquitetos, pelo italiano Gian Battista Primoli e construída com mão de obra indígena a partir de 1735 até por volta de 1745. Estruturada em pedra arenito, era rebocada e pintada de branca, sendo ornamentada, em seu interior por pinturas e esculturas de madeira policromada.
No local você encontra a única Cruz Missioneira original do período, e que é um símbolo de fé e proteção redobrada e proteção nas Missões.
Endereço: Rua São Luiz, snº, Centro- São Miguel das Missões
55 3381 2443 ou Watts: 55 984099523
E-mail: atendimento@saomiguel.rs.gov.br
Redes Sociais: Visite São Miguel das Missões
Informações sobre a visitação ao Sitio Histórico São Miguel Arcanjo.
Normal: 9h às 12h – 13h30min às 18h.
De novembro até fevereiro às 19h
Nas segundas-feiras o Sitio abre para visitação somente a partir das 13h30min às 18h(19h).
Valor dos ingressos para visitação ao Sítio:
- Adultos R$ 10,00
- Estudantes e pessoas acima de 60 anos R$ 5,00
INFORMAÇÕES PARA REALIZAR IMAGENS DO SITIO ARQUEOLÓGICO SÃO MIGUEL ARCANJO.
Para realização de imagens profissionais de uso pessoal, caracterizadas como ensaios fotográficos, bem como para realização de imagens profissionais para fins publicitários, comerciais e/ou lucrativos, como campanhas publicitárias, é necessário solicitar autorização ao escritório técnico do IPHAN, através do e-mail: parque.missões@iphan.gov.br.